28 maio 2009

Educador Físico e o Poder Público

Hoje organizando alguns arquivos no computador encontrei uma pasta com os documentos e imagens de um período muito gratificante ocorrido durante minha graduação. E por tamanha lembrança, resolvi falar a respeito linkando a importância do Educador Físico num trabalho social.
.
Em 2007 fui convidada a participar do grupo de estagiários da Prefeitura de Várzea Pta., indicada por um querido amigo, Rafael Carbonari, onde passei a exercitar meus conhecimentos de maneira muito desafiante. Desafiante porque até então, por toda minha vivência anterior, os grupos de alunos que haviam passado por mim eram formados por adultos ativos, independentes, pagantes..! Naquela ocasião tudo era novo! As pessoas, as condições...
.
Nosso Projeto surgiu por conta de uma verba extra do Governo que a cidade havia recebido, ocasionando a contratação de 10 novos estagiários p/ aquele ano. Baseado na temática de "Esporte e Lazer na Cidade", nos dividimos entre atividades de Volei, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Localizada, Alongamento e Yoga e nossa atuação se fez em Ginásios e Escolas. Logo no início da aplicação das aulas, nos deparamos com uma certa faixa etária que deixava latente o interesse de participação do idoso. Particularmente aquilo me intrigou: "Será que isso é sustentável?"
.
As aulas destinadas à mim foram o Alongamento e pouco mais adiante as de Yoga e por mais que soubesse a técnica, naquele momento me vi estudando muito sobre como trabalhar com um corpo já em degradação, onde as falhas motoras são presentes e a memória grita por novos estímulos. Confesso que aquilo tornou-se fascinante! ..Cada relação bibliografia-prática que eu aplicava evidenciava os efeito-respostas e não obstante, a fidelização de meus alunos era cada vez maior. Em pouco tempo, me vi com mais de 50 alunos por aula e... Aquilo me alimentou com o mais saboroso gosto que a vida pudera me propiciar!


Assim como em minhas aulas, aceitação igual aconteceu por todas as modalidades que aplicamos naquele ano. Nos reuníamos periodicamente p/ discutir os acontecimentos e convivemos numa equipe muito animada!
.
Ao mesmo tempo que o trabalho foi progressivo, era inevitável assistir à carência daquela população. Quando falo sobre carência não me baseio apenas nas condições finaceiras que também são presentes, falo principalmente sobre uma certa carência afetiva e emocional. A grande maioria de meus alunos tinham pelo menos o dobro de minha idade e mesmo face à minha juventude, confiaram-me suas tentativas de resgatar uma melhor qualidade de vida.

  • Confiaram-me a chance de aliviar suas dores crônicas que não paravam de chegar.
  • Confiaram-me a oportunidade de sociabilizá-los entre si, possuírem novas amizades.
  • Confiaram-me a companhia nas tardes em que chovia muito e mesmo apé ou de ônibus se fizeram presentes.
  • Confiaram-me a possibilidade de poder tocá-los em massagem. Pele à pele. E quantos dali não possúiam mais tal contato familiar..
  • Confiaram-me a alegria de nossas tardes regadas à bolo e chá.
  • Confiaram-me e fizeram CONFIAR-ME!


..A Satisfação foi oriunda pelo meu papel como Educadora, bem como o fato de vinculá-los a uma rotina gratuita. Voluntária. Desenvolvi então o prazer pela CONSCIÊNCIA. Ahh.. quanta SATISFAÇÃO!!

No final daquele ano, organizamos uma Caminhada com todos os Alunos e Professores p/ encerrar o PROJETO. Optamos em realizá-la na Serra do Mursa com o apoio dos meninos da ONG ECOMURSA, sobreturo o Filipe Mantovan, para durante o trajeto provocarmos uma discussão sobre os impactos ambientais e assuntos pertinentes ao Meio Ambiente. Naquele manhã, estivemos em mais de 250 pessoas, uma Energia Sublime!



Pelos fatos e acontecimentos, devemos estimular o Poder Público à essas ações! A Saúde Pública não pode atuar apenas num estado patológico, mas principalmente no preventivo. Ações como essa são subsidiadas p/ uma mão de obra barata, os estagiários, e o Município por sua vez atua como laboratório aos futuros profissionais ao mesmo tempo que promove um Estilo de Vida Saudável aos munícipes. Vamos AGIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campo de Opniões e Mural de Visitas

Exercitar o corpo demanda muito mais do que movimento, hidratação e avaliação física. Pense comigo, estimular suas Capacidades Físicas, seja ela Força, Resistência Aeróbica, Flexibilidade ou algo mais proprioceptivo como Agilidade, Explosão, Ritmo, Equilíbrio, enfim, habilidades geradas pela combinação de 2 ou mais capacidades, se difunde no corpo humano somente quando há uma boa "fundação" formando a base necessária pra seguir adiante.

Entregar-se além do corpo também vale. Envolva-se com sua saúde e descubra o universo de infititas possibilidades deste corpo incrível que possuímos. Seja você como for, com suas limitações ou não, todos somos capazes de explorar e evoluir. Exercite-se!

Que tal começar pela Conscientização de sí proprio?

Meu objetivo com este blog é discutir a relação íntima entre corpo, mente e espírito. Através de relatos pessoais e pesquisas atuais, discutir os comportamentos e a realidade que envolve a Conscientização Corporal em prol da saúde.

Seja benvindo!

Yoga

Yoga
Consciência Corporal, Flexibilidade

Montain Bike

Montain Bike
Trilhas, Serra do Japi

Acqua Ride

Acqua Ride
Bote Individual, Corredeiras Águas Brancas

Duck

Duck
Remo, Descidas em Corredeiras

Caminhada Ecológica

Caminhada Ecológica
Projeto Esporte e Lazer na Cidade

Visualizações de páginas da semana passada

Seguidores