Sempre que falo sobre Consciência procuro difundir o conhecimento pelas mais variadas didáticas e uma delas é a que vou apresentar abaixo: UM RESUMO COM LINGUAGEM SIMPLES SOBRE AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DO CORPO HUMANO.
ESTRUTURA ÓSSEA:
O osso é um tipo de tecido conectivo forte como o aço, mas leve como o alumínio. Ele é composto de células especializadas e fibras de proteína. Nem imóvel e nem morto, o osso se decompõe e se reconstrói constantemente. Cada osso ajusta seu tamanho e formato durante o processo de crescimento, após uma lesão e em resposta à tensão.
CRESCIMENTO ÓSSEO:
Durante o desenvolvimento intrauterino e a primeira infância, a maioria dos ossos se desenvolve a partir de estruturas de cartilagem. A ossificação é o processo pelo qual o tecido cartilaginosos dessas estruturas é transformado em tecido ósseo, pela deposição de sais minerais e cristais, principalmente fosfatos e carbonatos de cálcio.
ARTICULAÇÕES:
Local em que dois ossos se juntam, as articulações podem ser classificadas conforme sua estrutura e os tipos de movimento que permitem. O corpo tem mais de 300 diferentes articulações.
ARTICULAÇÕES SEMIMÓVEIS E FIXAS:
Nem todas as articulações tem uma ampla gama de movimentos. Algumas permitem crescimento ou maior estabilidade. As Semimóveis, articulações parcialmente flexíveis, os ossos são ligados por tecido fibroso ou cartilagem como na sínfise púbica (entre os ossos do quadril, por onde a criança passa durante o parto). As articulações Fixas aparecem no crânio onde na infância apresentam-se frouxamente ligadas para permitir a expansão do encéfalo em rápido crescimento e adultos, aparecem como linhas sinuosas.
A CARTILAGEM COMO AMORTECEDOR DE IMPACTOS:
Quando choques repentinos ou vibrações golpeiam a articulação, a cartilagem funciona como amortecedor, evitando assim lesão por impacto dos ossos muito rígidos. Em certas articulações a cartilagem tem fibras mais resistentes. Os exemplos compreendem os suportes fibrocartilaginosos denominados Discos e Meniscos, presentes entre as vértebras da coluna e nos joelhos respectivamente.
LIGAMENTOS:
Os ligamentos são faixas ou tiras fortes de tecido fibroso que proporcionam sustentação aos ossos ligando suas extremidades às articulações e ao seu entorno. Os ligamentos podem sofrer uma ampla gama de lesos resultantes das tensões e dos esforços neles aplicados, como na prática de esportes. Prestemos atenção principalmente nas estruturas mais complexas como as articulações do punho e tornozelo que são unidas por um grande número de ligamentos.
ESTRUTURA MUSCULAR:
Os músculos são órgãos responsáveis pelos movimentos. Eles formam relevo e ondulações logo abaixo da pele e se dispõem em camadas cruzadas até os ossos. Sua função é contrair e puxar os ossos nos quais se ancoram. Raramente funcionam isolados. Em geral, eles se contraem em grupos, movendo os ossos em ângulos e distancias precisos.
SENTIDO E POSIÇÃO DOS MÚSCULOS:
Os músculos contém minúsculos sensores conhecidos como fusos neuromusculares que são fibras musculares modificadas com uma bainha ou cápsula fusiforme e vários tipos de suprimento nervosos. À medida que o músculo se estica, as fibras nervosas sensitivas ou aferentes – que se enrolam em torno das fibras musculares modificadas – enviam informações sobre seu comprimento e sua tensão. Os neurônios motores estimulam a reação oposta, fazendo com que o músculo se contraia e encurte, restaurando a tensão muscular ao normal. Receptores similares estão presentes em ligamentos e tendões. Em conjuntos, eles proporcionam o sentido inato do corpo sobre sua própria posição e postura, denominado propriocepção.
TENDÕES:
São cordões fibrosos resistentes de tecido conectivo, que ligam o músculo esquelético aos ossos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Campo de Opniões e Mural de Visitas